Por que???




Este blog tem como objetivo a Endocrinologia e tudo o que se relaciona com ela... Partes boas, outras nem tanto, para esclarecer dúvidas, para discutirmos sobre temas pertinentes, aqueles do dia a dia ou aqueles mais raros. O importante é ter vocês colegas, pacientes (ou ainda não) o mais próximo da Endocrinologia e de mim!!!

terça-feira, 2 de abril de 2013

SONO, OBESIDADE E DIABETES: TUDO A VER...

Tenho observado com frequencia pessoas que dormem mal ou dormem pouco e apresentam alterações no peso e glicemia... O pior é que há quem não dê a menor importancia para esta informação... Então aí vai:

Má notícia para quem dorme pouco ou em horários irregulares. Uma pesquisa (entre outras...) indica que a falta de sono ou padrões de sono que contrariam o relógio biológico humano podem aumentar o risco de desenvolver diabetes e obesidade. O estudo, foi realizado por cientistas da Harvard Medical School e do Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos.

Os cientistas observaram que a interrupção prolongada do sono normal e do ritmo circadiano afetou a produção de insulina nos voluntários, levando ao aumento de glicose no sangue. Em alguns casos, a elevação atingiu níveis considerados pré-diabéticos.

Os participantes também apresentaram importante queda em suas taxas metabólicas, que, segundo os autores do estudo, pode ser traduzida em um ganho de peso superior a 4,5 quilos por ano.

 


 
 
A boa notícia é que o estudo verificou que os efeitos danosos puderam ser revertidos em grande parte com a volta do sono para padrões normais. Os pesquisadores ressaltam que os voluntários não se exercitaram durante o período do estudo e pretendem avaliar no futuro interações entre sono, dieta e exercícios.


Voltei!!! Fase nova, muito melhor e cada vez correndo mais... Literalmente e para atualizar o blog o quanto antes!!!!