Por que???




Este blog tem como objetivo a Endocrinologia e tudo o que se relaciona com ela... Partes boas, outras nem tanto, para esclarecer dúvidas, para discutirmos sobre temas pertinentes, aqueles do dia a dia ou aqueles mais raros. O importante é ter vocês colegas, pacientes (ou ainda não) o mais próximo da Endocrinologia e de mim!!!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Exercícios físicos: Para emagrecer e ter outros benefícios...

Exercícios moderados podem reduzir o risco de câncer de mama em até 30%, ganho de peso pode comprometer este benefício

Mulheres que se exercitam podem reduzir seu risco de câncer1 de mama em até 30%, sugere novo estudo. O ganho de peso, no entanto, pode comprometer este benefício, segundo pesquisadores da University of North Carolina Gillings School of Global Public Health, liderados por Lauren McCullough.
O presente estudo, publicado pela revista científica Cancer1, mostrou que a atividade física recreativa moderada pode reduzir o risco de câncer1 de mama. O mais importante é que encontrou-se um risco reduzido deste tumor em mulheres que se envolveram com algum exercício após a menopausa
Para o estudo, a equipe de McCullough recolheu dados sobre mais de 1.500 mulheres com câncer1 de mama e um número semelhante de mulheres sem a doença. Todas elas participaram do Long Island Breast Cancer1 Study Project.
Os pesquisadores descobriram que mulheres que se exercitavam antes ou depoisda menopausa apresentaram um risco reduzido para o cancer de mama. Aquelas que se exercitaram de 10 a 19 horas por semana tiveram o maior benefício – uma redução de 30 por cento no risco. Qualquer quantidade de exercício colaborou para a redução do risco, principalmente para mulheres com tumores da mama positivos para receptores hormonais, tipo mais comumente diagnosticado entre as americanas.
Mesmo entre as mulheres ativas, porém, a aquisição de uma quantidade significativa de peso, principalmente apósa menopausa, aumenta o risco de câncer de mama, anulando o efeito benéfico do exercício.
McCullough disse que as razões para que o exercício esteja associado a um risco reduzido de câncer1 de mama não são conhecidas. Pensa-se que a quantidade de gordura corporal, uma menor exposição a hormônios circulantes, fatores de crescimento e marcadores pró-inflamatórios possam estar relacionados ao risco de cãncer de mama. Outros mecanismos envolvidos incluem melhor resposta imune, capacidade antioxidante e reparo do DNA, acrescentou.
Fonte: Cancer1, edição online de 25 de junho de 2012